segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Férias

Aos olhos dos demais, a criança com Asperger é uma criança normal, é difícil para o desconhecido observar as suas dificuldades, seus medos, alguns até o julgam, é muito difícil pra nós pais observar o julgamento que muitos fazem até com o olhar.........dói........
Eu, como mãe, tento a cada dia conhecer mais o meu filho e ajudá-lo a superar suas dificuldades, vencer seus medos. Semana passada nós viajamos de férias, fomos á praia, ele havia ido a praia com 1 ano e 10 meses, acredito que não se recordava muito, ao chegar tive a grata surpresa de vê-lo se apaixonar pelo mar, brincou muito, foi encantador......... os quatro primeiros dias foram assim, mas algo o incomodava... era a simples presença de um " Barco Pirata" esses barcos de passeio para turistas , toda vez que o barco passava ao fundo, ele saia da água. Mesmo explicando a ele, na sua mente, acredito que  para ele se tratava de um barco pirata de verdade, pois sabemos que os portadores da Síndrome de Asperger não conseguem compreender ironias, certas brincadeiras, ou seja, o que é, realmente é, não há duplo sentido, palavra figurada.
Depois então do quarto dia, Mauro Henrique não quis voltar ao mar, ficava na casa, tentei leva-lo dizendo que era só para uma voltinha, ele foi, mas foi mesmo só para uma voltinha, não colocou nem o  pé na areia.
Porém no ultimo dia a viagem ele me surpreendeu, ele é uma criança que nunca gostou de ir  a parque de diversões, perto da casa que estávamos tinha um, todas as crianças da casa foram, ele não....mas no último dia ele me pediu pra ir................nossa.........nem falei muita coisa pra que ele não desistisse........pois ele exitou em não ir algumas vezes, mas percebia que no fundo queria.....fomos.
Ao chegar ele quis primeiramente ir num brinquedo bem inocente, calminho, foram, ele e a irmã......depois foi ao tromba tromba........e no final me surpreendeu : foi a Roda Gigante. Pode parecer algo tão simples, banal, corriqueiro para qualquer criança, mas EU sei como isso foi importante pra ele e pra mim, jamais vou esquecer.......ele venceu um MEDO que só ele sabe como foi difícil, mas venceu!!! Fiquei ate emocionada, pra mim esse ultimo dia valeu todos os demais!!!! Amoooo muito meu lindo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário